Marketing Digital para Arquitetos: Funciona? Saiba como!

O marketing digital é umas das estratégias mais usadas hoje em dia em busca de sucesso profissional e isso não poderia ser diferente para Arquitetos.

Existem muitas lendas a respeito da divulgação online para o profissional e sua empresa. Uma das primeiras delas é que é preciso gastar muito dinheiro para se destacar no mercado. Isso ficou para trás com o marketing digital, especialmente, o Marketing Digital para Arquitetos.

Isso deixou de ser verdade quando as pessoas começaram a se dedicar, na maior parte do tempo, em conteúdo de informação focado às mídias online, as quais podem ser acessadas por computadores, tablets e celulares, deixando de lado as mídias de massa comuns. Essas, muito mais caras e pouco acessíveis aos pequenos empresários.

Conhecendo o marketing digital para arquitetos mais a fundo

Antes, para você ser conhecido no mercado, era necessária boa dose de investimento aliada a um conhecimento amplo do que deveria ser aplicado aquela informação.

Assim, você ‘torcia’ para que o seu público alvo tivesse acesso àquelas informações, reconhecesse o diferencial no que o profissional oferecia, e fosse em busca dele, que estava lá ‘sentado’, esperando por clientes.

A este tipo de marketing foi jocosamente dado o nome de Marketing de Esperança.

Hoje não é assim. Qualquer profissional ou empresa percebeu o grande potencial da mudança de comportamento das pessoas, que passam grande parte do seu tempo ‘online’, pedia que eles teriam que ir onde o cliente está, e isto não seria diferente para nós. O Marketing digital para Arquitetos chega para mudar todo o processo de visibilidade do profissional.

Se tornou fundamental saber quais os canais de comunicação ele usa e quais o perfil do consumidor atual. Suas dores, desejos, angústias. Especificar ofertas para um tipo específico de cliente.

Diante dessas mudanças, algumas ‘novidades’ passaram a ser corriqueiras para qualquer profissional ou empresa que se sente atualizada com o momento do mercado, principalmente na era digital:

  • Leads: São aqueles usuários das redes que, através de um conteúdo divulgado pelo profissional ou sua empresa, se interessa de forma inicial em saber mais sobre o que essa marca teria a oferecer. É o estágio inicial do Processo de Venda.
  • “Isca” Digital: Todo profissional ou marca que está atualizado na era digital sabe que o maior ativo que se pode ter é um contato direto com seus potenciais clientes. Portanto, estes podem ser acessados por SMS, E-mail ou outras vias. Em vista disso, é fundamental o conceito da “isca” digital onde a empresa oferece algum valor ou conteúdo gratuito em troca desse contato. É o princípio do relacionamento entre profissional e cliente.
  • E-mail Marketing: Essa plataforma tem crescido muito, justamente para manter atualizado esse relacionamento entre empresa e lead para gerar futuros negócios. É investimento fundamental para iniciar negócios online.
  • Funil de Vendas: É o condutor que promove o mero ‘lead’, ou interessado, a um cliente. Geralmente, é composto de uma série de conteúdos que, de maneira gradual, trabalha no convencimento do interessado no conteúdo da empresa para se tornar um consumidor de algum produto ou serviço. Tem se mostrado bastante eficiente e sido usado em larga escala por muitos empreendedores.

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Marketing de conteúdo: a maneira mais eficiente de atrair

Na era digital, existe poucos interesses principais das pessoas para acessar qualquer conteúdo na internet, mas dois se destacam: Entretenimento, Informação. Qualquer profissional que queira atrair com eficiência deve dominar, através de seu conteúdo, uma das duas maneiras citadas. Nessas mídias, destacamos algumas que têm eficiência para isso, no Marketing Digital para Arquitetos.

Youtube 

Considerado como o segundo maior pesquisador do mundo atualmente (perdendo apenas para o próprio Google, que é seu dono), muitas pessoas buscam soluções para seus problemas através de vídeos postados, tanto por empresas como consumidores comuns.

Assim, que tal se inserir nesse setor, postando informações sobre a área que você trabalha e conhece tão bem?

Desta forma, uma eficiente estratégia de marketing digital para arquitetos passa pela

Instagram

Uma estratégia de marketing digital para arquitetos tem tudo a ver com o Instagram!

Isso porque por meio de imagens inspiradoras e no uso de hashtags fortes, o profissional poderá se destacar e mostrar melhor os seus trabalhos.

Quem não gosta de ver uma foto ao invés de texto maçantes? Todo mundo! Por isso, o Instagram vem sendo uma das maiores ferramentas para aqueles que precisam trabalhar em conjunto e mostrar a realidade do seu trabalho, como é o caso do arquiteto.

Uma boa pedida no Instagram é utilizar o Stories, que permite vídeos curtos que podem ser usados por arquitetos para testemunhos de clientes, algo que atrai bastante novos interessados.

Linkedin

O LinkedIn é a maior rede social empresarial do mundo. Ali você terá espaços para fazer o perfil do seu escritório de arquitetura e também pode trabalhar com anúncios.

No LinkedIn a chance de você ser contatado por uma empresa para um grande projeto arquitetônico é consideravelmente maior, pois você está em uma rede social de negócios. Pense nisso!

Uma dica é que o LinkedIn funciona bem para arquitetos do nicho institucional, onde nesta rede pode anunciar de maneira direcionada a seus potenciais clientes.

Blog

O que acha de começar a produzir um conteúdo informativo com outra linguagem, direcionada apenas ao seu público específico?

Isso pode ser feito por meio de uma estratégia de marketing digital focadas nos blogs da sua empresa.

Dimensionar o conteúdo que será oferecido e compartilhar essas informações com quem realmente tem interesse tem potencial grande de engajamento de público, ajudando no crescimento da empresa de arquitetura ou até o profissional autônomo.

Uma dica fundamental é focar no nicho específico e trabalhar o público alvo da maneira mais direcionada possível, resolvendo dores, dúvidas e trazendo possíveis soluções que, a médio prazo, desenvolve para o Arquiteto a Autoridade necessária para aumentar presença de mercado.

Facebook

Hoje é considerado a maior rede social do mundo, e você como profissional não pode ficar longe dela.

É ali que as pessoas estão falando e se comunicando, além de buscar informações sobre assuntos diversos e compartilhando suas experiências.

Por isso, é importante manter esse canal com seus clientes, indo diretamente onde ele está, direcionando sua atenção especial ao que ele busca e espera de você.

Centenas de grupos no Facebook são direcionados apenas em resolver problemas ou dar dicas.

Também, ao criar um perfil nessa rede social entenda que precisar estar em alerta para toda e qualquer informação que venha a ser direcionada a sua empresa, criando apenas caminhas sólidos a sua marca e serviço.

Lembre-se: há uma diferença entre perfil pessoal e profissional. Misturar informações profissionais e aquela foto das férias tem poder contrário, já que as pessoas desejam informação, não necessariamente saber de detalhes da vida pessoal do profissional.

Marketing Digital para Arquitetos: novas oportunidades

Assim, o que percebemos é que as oportunidades através do Marketing Digital para Arquitetos são crescentes, seja pela forma como você deve atuar até onde deve estar presente.

Sempre se ouviu que um profissional que se possa confiar deveria estar presente sempre em feiras, reuniões públicas, seminários e até festinhas de aniversário.

Hoje isto mudou!

O Marketing Digital traz uma grande oportunidade de direcionar a comunicação para o cliente que, de fato, pode adquirir seu produto ou serviço. Ficar para trás nesse processo, pode trazer sérias consequências para o futuro profissional de qualquer empresa de Arquitetura, ou Arquiteto Autônomo, na busca por relevância no mercado.

ass-nda

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