5 Métodos Infalíveis de Captar Clientes para Arquitetos

Antes de tudo, é preciso entender que fazer Marketing para serviços de Arquitetura é diferente do resto dos produtos e serviços, pois envolve um processo único. E, mais do que nunca, exige um processo que leva um tempo para se solidificar.

Portanto, pensar em estratégias de longo prazo e implementá-las o quanto antes é a forma mais profissional de iniciar um negócio de Arquitetura mais sólido e sustentável.

Nesse sentido, é fundamental estabelecer que buscar clientes que já estão aptos a contratar um Arquiteto é ‘furada’. Isto porque, à semelhança daqueles que vão ao shopping para comprar uma camisa, se eles já têm estabelecido um desejo em mente, o critério mais poderoso de escolha, entre tantas lojas, vai ser aquela que oferece o produto imaginado pelo melhor preço. Isto fará com que, como acontece na maioria dos casos, o cliente busque o Arquiteto que esteja mais disposto a baixar o preço do serviço.

Mas se o desejo é levar o cliente a acompanhar o profissional e o valor oferecido desde o começo, deixamos aqui cinco métodos que sempre funcionam para que os Arquitetos comecem seu negócio de forma que evoluam na captação e qualificação dos seus clientes:

  1. Utilize um Sistema de Captação de ‘Leads’

Esse tipo de serviço ajuda aos arquitetos serem buscados, seja por anúncios ou através de ofertas de conteúdo que, em troca, pede contatos como e-mail, por exemplo. Esse tipo de sistema é bastante eficiente pois pode focar nos clientes potenciais de acordo com o conteúdo oferecido, via de regra gratuito, pelo arquiteto.

No entanto, interesses por conteúdo não são suficientes para atrair clientes que, de fato, paguem por seus serviços arquitetônicos. Haverá muitos ‘curiosos’, que são os ‘leads’ de baixa qualidade. Portanto, existe prós e contras que são:

  • Prós

Um dos grandes motivos favoráveis a um sistema de captação de ‘leads’ é de que se consegue captá-los desde o primeiro dia de uso. Hoje mesmo se consegue receber contatos a partir disto e até, quem sabe, fechar algum trabalho.

  • Contras

O maior contra é do tipo de contatos adquiridos por este sistema. Muitos não fecharão qualquer contrato e serão apenas interessados em um benefício imediato. Isto é até normal, porém, é preciso de uma avaliação bastante acurada do que se propõe investir para utilizar este método.

Por exemplo, se você identifica que a cada 10 interessados, apenas 1 entra em contato e fecha algum trabalho, deve-se perceber o custo gerado por cada um desses ‘leads’. Se, como exemplo, custa R$40, então provavelmente você gastará R$400 para cada contrato de serviço fechado. Vale a pena? Depende. Geralmente os projetos fechados são de alguns milhares de reais e esse custo pode ser bastante interessante, a depender do tipo de negócio, ou absolutamente inviável. Para decidir, é preciso investigar dentro da estratégia do seu negócio.

  1. Falar em público

Falar em público é o segundo maior medo entre as pessoas. Perde apenas para a morte. Portanto, é correto afirmar que esta estratégia não é para todos.

Uma boa pedida seria fazer oficinas orientadas para o seu público-alvo. Por exemplo, caso o profissional trabalhe com modelagem de apartamentos, é interessante propor palestras em condomínios sobre técnicas e ideias de reforma ou customização de ambientes.

Além disto, o Youtube tem sido um fenômeno de audiência online, sendo o segundo endereço mais acessado no mundo. Utilizar esta plataforma para divulgar um conhecimento específico para seus ‘leads’ é uma boa opção para agregar autoridade e interesse desses potenciais clientes em seu trabalho.

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  • Prós

Falar para um grupo de seus potenciais clientes muda a dinâmica de venda, pois coloca você na posição de autoridade e especialista. Você aproveita seu tempo, obtendo uma mensagem especializada em frente de muitos clientes potenciais de uma só vez.

Em contraste, imagine quanto tempo levaria para você fazer sua apresentação individualmente para cada pessoa nesse público. Ao falar com um grupo, você é capaz de construir um relacionamento com muitas pessoas de uma só vez!

Você encontrará que conhecer pessoas cara a cara pode resultar em muitas oportunidades inesperadas. Além de obter clientes agora, também é uma boa estratégia de longo prazo porque aumenta o reconhecimento e a reputação da marca da sua empresa.

  • Contras

Falar diante das pessoas exige que o envolvimento se espera das pessoas leve um pouco de tempo. Caso o profissional precise de clientes de maneira mais imediata, isso pode não ajudar. Como dito anteriormente, essas estratégias devem ser aplicadas imediatamente, mas leva um pouco de tempo para os seus resultados chegarem.

Além disto, demanda fechar algumas parcerias para participar de algumas palestras, o que envolve um esforço extra e, algumas vezes, algum investimento financeiro.

  1. Publicar

A estratégia de publicar artigos do seu nicho é bastante eficiente para alcançar ‘leads’. Assim como palestrar, porém, em menor alcance, publicar pode trazer muitos interessados em seu conteúdo para sua lista de acompanhamento de potenciais clientes.

O importante desse processo é a constância. Manter uma frequência é fundamental para trazer ‘seguidores’ assíduos dos seus conteúdos.

É importante, também, produzir na maior parte, conteúdo informativo. Profissionais que insistem em propagandas são, rapidamente, ignorados. Esta é mais uma estratégia que foca no alcance a médio e longo prazo.

  • Prós

É mais eficiente que anúncios, pois evocam a atração dos interessados pelo conteúdo. Principalmente, conteúdo especializado. Quanto mais especializado, mais potencial de ser ‘interessante’ e atrair mais leads.

Além disso, pode ser feito de forma gratuita através dos blogs, pessoais ou das empresas de arquitetura. E independente da audiência no momento, pode-se começar e posteriormente divulgar o conteúdo para atrair interessados.

  • Contras

Boas histórias são essenciais para se cativar pessoas. Portanto, se não existe uma boa história, dificilmente seu conteúdo irá atrair. Nesse sentido, publicar sempre pode trazer aquele esforço extra de sempre estar buscando boas histórias e/ou bons conteúdos.

Além disto é, como outras estratégias, algo que potencializa interessados a médio e longo prazo. Para aqueles que querem clientes em pouco tempo é possível que frustre os objetivos.

  1. Alcance de ‘Leads’ Não Convertidos

Uma das características do Marketing mais interessantes é a de poder manter contato com interessados, principalmente se estes ainda não estão prontos para fechar um contrato.

É muito comum que um lead venha a postergar um projeto ou contrato para um momento depois. Nesse sentido, é fundamental possuir um Sistema de E-mail Marketing, ou CRM (Customer Relationship Management” (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Esse tipo de ferramenta é fundamental para qualquer profissional que queira expandir seu alcance e possa desenvolver um sistema de acompanhamento de seus potenciais clientes.

Em algum momento, é possível que um simples e-mail enviado à sua lista de leads, perguntando sobre a continuidade de algum possível projeto, pode ser bastante eficiente.

  • Prós

Esta estratégia é fácil de implementar e não custa muito dinheiro ou tempo.

  • Contras

Do lado oposto, você não poderá usar essa estratégia se você for uma nova empresa de arquitetura ou autônomo (porque requer um investimento inicial) ou não tenha guardado suas leads (que vergonha!).

  1. Busque na sua Rede

A maioria dos profissionais, quando estão desesperados por clientes, fazem isto.

Ligar para conhecidos e perguntar se estão interessados em algum projeto, ou conhecem alguém nesta situação, é o método de fazer isto.

É desconfortável (pelo menos para a maioria das pessoas)!

Porém é uma das maneiras mais rápidas de se conseguir algum trabalho em curto espaço de tempo.

  • Prós

Se você possui uma boa rede de contatos, pode ser bastante eficiente. Além disto, não custa nada (só um pouco da dignidade). E mesmo que o contato não queira fazer nada, pode muito bem fazer indicações, outra boa fonte de trabalhos.

  • Contras

Você não pode utilizar esta estratégia sem ter uma rede. Além disso, essa estratégia não funciona a médio e longo prazo.

Como começar a partir de agora?

Essas estratégias, isoladamente, funcionam bem a curto prazo para atrair e converter clientes. No entanto, a melhor forma de construir um negócio sólido envolve em executar estratégias a longo prazo.

Em arquitetura, o principal para o negócio são os relacionamentos. E relacionamentos se constroem com o tempo. É fundamental que, não importa que tipo de estratégia se adote, se comece imediatamente, com constância e profissionalismo.

Começar é o mais importante.

ass-nda

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